domingo, 10 de setembro de 2006

Melancolia...




"Ah quanta melancolia!
Quanta, quanta solidão!
Aquela alma, que vazia,
Que sinto inútil e fria
Dentro do meu coração!"
(Fernando Pessoa)


Uma vez disseram-me melancólica! Eu aceitei, convencida de que era verdade, esse rótulo inquietante! Hoje, decidida a escrever sobre isso, sinto-me extremamente decepcionada. Fui primeiro ao dicionário, certificar-me que o termo tinha o significado que eu atribuía a ele. Ledo engano! Melancolia significa uma tristeza imensa... Se fosse hoje o termo ideal seria depressão. Não, esse não é o significado da crítica que recebi! Aquela fala, não se referia a minha tristeza, mas a minha alegria em fazer memória! Era isso, gosto de lembrar e relembrar incessantemente os bons momentos que vivi! Isso aceito e reforço.
O risco é prender-me demais ao passado, alguém poderia dizer. Mas, escolhi a História como profissão e a juventude por vocação... Seria essa uma ligação perfeita entre passado e futuro? Mas não vejo a juventude como futuro, aliás, apesar de ser uma sonhadora (ou de esperar ser merecedora desse dom), não gosto de esperar o futuro, parece acomodação! Essa seria, para mim, então, a ligação perfeita entre passado e presente!
Mas a minha melancolia, ou o meu saudosismo, que seja, por vezes me arranca sorrisos do nada! Como é bom perder-me em pensamentos mais coloridos que a realidade de agora... Perder-me em lembranças de lugares incríveis, de pessoas maravilhosas, de lições inesquecíveis!Adoro remexer a poeira de minhas memórias... É como se o fizesse para não esquecer, para não perder aqueles cheiros, sons e sabores em algum lugar inalcançável! E há tanta vida... Esse é o meu maior tesouro, saber que os poucos anos que vivi, os vivi mais intensamente que muita gente que tem três vezes mais idade que eu! E mais que isso, descobri muito cedo que viver intensamente não é fazer uma porção de besteiras, mas fazer tudo o que se quer e querer de todo o seu coração aquilo que a vida tem de melhor pra você!
È difícil admitir, mas a minha melancolia (saudosista) é, também, uma tentativa de não ver aquilo que me falta. Não deveria admitir como me sinto... Isso é deixar-me invadir! E parte de mim permanece intocada e resguardada! Entretanto ao mesmo tempo, entendo que enxergar o vazio talvez seja o único meio de preenchê-lo. E existem muitos vazios em mim!

Faltas irrecuperáveis... do abraço daquela noite, do passeio de bicicleta, do pôr-do-sol que não se viu! Daquela canção que não se escolheu! Daquele sabor de sorvete... Da briga e da porta batida atrás de mim, do pedido de desculpas e da tranqüilidade da paz retomada, que não aconteceu... Da ligação no meio da noite, da preocupação e da insônia que não se fez em noite alguma... Da história que ninguém contou e eu teimosamente inventei! É melancolia por aquilo que não existiu!

3 comentários:

Anônimo disse...

Pode ter certeza: essa pessoa que usou o adjetivo "melancólica" para falar cobre você realmente não te conhece! Não sei que foi e, sinceramente, não vem ao caso!
Nesse pouquíssimos anos de amizade que temos (só 11...) posso usar vários adjetivos para falar sobre você. É, alguns não são muito legais, outros são os melhores que conheço, e ainda tem aqueles que terei que criar e dicionarizar pelo fato de você ser uma pessoa única! Mas melancólica?? NUNCA!
Saudosista sim! Mas você não vive de passado, é uma das pessoas que mais pensa em seu futuro. Relembrar é maravilhoso e nos ajuda a enfrentar certas situações...
Nunca deixe influenciar por comentários descartáveis, afinal, nas palavras da própria autora desse blog: ela é a melhor pessoa que eu conheço!!!

Anônimo disse...

Foi mal pelos erros de digitação... digitar rápido em um computador que está com várias letrinhas trocadas não é fácil para uma loira!

Livia R disse...

Amiga impossível alguém ser mais doce que vc!