terça-feira, 22 de julho de 2008

Entediante?

A última coisa absurda que ouvi a meu respeito realmente mexeu comigo...
Acusaram-me de entediante. OK! Também fizeram isso com Woody Allen e Almodóvar, e tantos outros gênios da arte. Não que eu seja um gênio da arte, mas isso me consola!

No fim de um relacionamento você retoma hábitos antigos e cria novos. Como não ando muito feliz tenho tempo para escrever. O que me faz retomar um hábito antigo.

Um conhecido meu costuma dizer que a tristeza é o melhor combustível para preencher o branco do papel... Não que ele tenha sido o primeiro a dizer isso, (Vinícius de Moraes também já havia dito) mas ouvir de uma pessoa próxima sempre faz soar mais verdadeiro. Eu neguei o fato até quando pude. A questão é que agora ando com uma tremenda disposição para escrever. Pode ser também que sejam as férias e o raro tempo livre que aparece... Enfim, a tela do computador e as letras sumindo do meu teclado voltaram a ser usadas para escrever. Escrever e só... por pra fora, num processo catártico mais barato que o analista. Vomitar.

Nesses últimos três meses descobri várias coisas novas, mas acho que poderia ter aprendido muito, muito mais do que aprendi. Também constato com tristeza que a faculdade me emburreceu. Era muito mais inteligente e versátil no segundo grau.
Sabia um pouquinho de cada coisa. Hoje não sei nada de nada! E esse vazio intelectual me incomoda. No segundo grau lia Simone de Beauvoir, hoje leio Dan Brown. Não que os Best Sellers não sejam bons, mas sinto-me como a maioria e não quero ser assim!

Nunca fui a Deusa de maior beleza, nem a mais inteligente das mortais, mas eu tinha certeza absoluta de que era a pessoa mais legal do mundo! Descobri-me entediante aos olhos de alguns! Isso fez com que eu repensasse meu modo de me enxergar... O que uma pessoa entediante não faz? O que ela faz? Decidi então que preciso criar novoa hábitos, entender de coisas novas... de sábado pra cá, já li sobre viagens e lugares bárbaros, escrevi um plano de estudo pra prova do mestrado, andei de barca (adoro andar de barca!) e fui ao CCBB, caminhei muito, escrevi, assisti clássicos do cinema.
De sábado pra cá fiquei bem mais inteligente!

Hoje? Acho que vou seguir um conselho estranho. Vestir-me como uma pseudo intelectualoide e ir ao festival de inverno. Afinal, lá pode ser que eu pareça entediante, mas meus novos óculos vermelhos farão sucesso!

Nenhum comentário: