sábado, 17 de março de 2007

Dente de Leão

Minha “crise mensal” anda insustentável. Parece que me perco toda nesses dias. Esqueço do que sou capaz e entrego aos outros a verdade sobre meu transtorno bipolar. Não tem outra explicação pra ir da euforia à profunda tristeza que não uma doença grave. Não é justo que apenas uma porção de hormônios descontrolados me transforme num monstro e me façam perder o rumo. Parece que esqueço minhas “recomendações pra ser feliz”, minhas regras desregradas, minhas escolhas e minha identidade. Ficou louca e chorosa! Sensível como um Dente de Leão, me desfaço toda com um sopro mais forte e me perco, espalhada em mil pedaços pelo ar.


O Dente de Leão, para quem não conhece é um tipo de planta-flor. Ouvi dizer que é a erva dos sonhadores, daqueles que não conseguem realizar nada. Que ajuda aos idealistas a trabalharem com ideais que não têm base na realidade, e que por isso nunca são concretizados. Que ela traz estrutura e posicionamentos mais centrados e realistas para nossa vida. E que é ótimo para quem dá mil desculpas para não conseguir concretizar seus ideais. A partir disso fiquei pensando que preciso muito de um “pé” de Dente de Leão, logo eu que nunca me senti capaz de cuidar de planta nenhuma. Quero, quem sabe, um jardim inteiro disso, assim quando o vento ou o sopro insistir em destruir, na verdade estejam edificando um ambiente onde a ideologia e o sonho florecem.

Nenhum comentário: