domingo, 24 de setembro de 2006

O Rio de Janeiro continua....lá!

Fui ao Rio esse fim de semana. Claro que eu perdi o ônibus na ida e acabei só chegando na rodoviária Novo Rio às 9 e 30 da noite. A primeira impressão foi um pouco de medo. Afinal, apesar de me sentir uma pessoa corajosa, convenhamos que causa, no mínimo, receio de se dirigir para área do cais do porto às 15 para às 10 da noite pra pegar um ônibus pra Nova Iguaçu. Enchi o pulmão e... tossi, claro, a poluição e o cheiro daquele lugar não fazem do ar algo inspirador. Fechei a cara e atravessei a rua. A orientação era atravessar pela passarela... mas olhando a estrutura da coisa resolvi que estava mais segura enfrentando os carros que subindo até lá! Entre uma pista e outra, naquelas calçadas apertadas, um homem resolveu fazer xixi, com uma naturalidade impressionante! Colocou pra fora aquilo que lhe cabia e eu educadamente me virei. Ia fazer o que? Ficar olhando? Nem pensar! Atravessei pro outro lado... sujeira, sujeira, sujeira.... olhei pros vendedores “ambulantes”por ali....deve ser péssimo trabalhar o dia inteiro, até aquela hora, num ambiente como aquele. Cada um tinha a sua TV e estavam atentos ao que acontecia na novela! As pessoas estavam com a mesma cara fechada que eu. O ônibus nem demorou. E eu sem ter a mínima idéia de onde deveria descer fiz a cara mais simpática que pude e perguntei ao cobrador... ok! Parte do problema resolvido! No ônibus as pessoas me pareciam mais sofridas que o comum. Deve ser a correria, talvez a falta de um ar inspirador! Quando cheguei em Nova Iguaçu me surpreendi, ali sim, as pessoas pareciam mais soltas e sorridentes. Quase irreconhecíveis! Os jovens estavam na praça e ouviam música, papeavam, comiam batatas fritas, era o ponto de encontro. Sabe que até gostei de lá! É fato que o lugar é feio, muito feio mesmo, mas as pessoas são capazes de transformar os lugares onde estão! As pessoas carregam em si luz, cor e beleza inspiradoras! Até o ar pareceu-me mais agradável!

Nenhum comentário: