domingo, 3 de setembro de 2006

Conceitos Básicos, para os primeiros entendimentos comuns

OBNUBILAÇÃO: caracteriza-se pela deterioração do pensamento conceptual, que se torna incoerente e fragmentário. Com freqüência surgem formas alucinatórias, pseudo-alucinatórias ou delirantes. Embora o paciente não tenha condições de apresentar qualquer queixa somática, é possível verificar, pela expressão fisionômica, algum sentimento de sofrimento, inquietação, ansiedade, depressão, habilidade emocional ou irritabilidade.
A Obnubilação da Consciência pode se apresentar em graus variados, desde leve torpor até à vizinhança do coma. Em muitos casos, a obnubilação da consciência pode representar o primeiro grau da confusão mental ou pode constituir a fase inicial da instalação do coma.

SOFISMAS: é um raciocínio aparentemente válido, mas inconclusivo, pois é contrário às suas próprias leis. Também são considerados sofismas os raciocínios que partem de premissas verdadeiras ou verossímeis, mas que são concluídos de uma forma inadmissível ou absurda. Por definição, o sofisma tem o objetivo de dissimular uma ilusão de verdade, apresentado-a sob esquemas que parecem seguir as regras da lógica.

FALÁCIAS: é um argumento inválido ou que falhe de outro modo no suporte eficiente do que pretende provar. Argumentos que se destinam à persuasão podem parecer convincentes para grande parte do público apesar de conterem falácias, mas não deixam de ser falsos por causa disso. Reconhecer as falácias é por vezes difícil.


Para que não tenhamos ainda mais dúvidas conceituais!

3 comentários:

Anônimo disse...

livia eu sei q vc comeu um dicionario quando era criança mas naum precisa apelar, e outra coisa eu precisei de um dicionario pra entender o dicionario q vc pos no final. mas apesardisso td gostei do blog^^
saudades
bjs
du preto

Anônimo disse...

Amiga,
Tudo bem que vc está sentada ao meu lado, lendo tudo que escrevo... mas não tem o menor problema!
É o seguinte, de uma maneira BEM BÁSICA, vc quer que alguém que não possua ensino superior entenda seu blog? Comece a escrever palavras usuais de nosso idioma!! Eu só entendi pq sou formada em Letras, e mesmo assim não tive boas lembranças quando li!
Pode deixar que meus próximos comentários serão menos... "ferinos", ok?
Só se vc apelar e continuar escrevendo com um léxico próprio... tá querendo ser a nova "Guimarães Rosa"?

Anônimo disse...

black, tudo bem que eu comia, e como qq coisa que não seja verde, mas o dicionário, qta maldade em seu coração!
te amo, mano