segunda-feira, 21 de maio de 2007

SEMANA DA CULTURA


Começaram hoje, na Faculdade, as atividades da Semana da Cultura. A organização abriu o evento com chave de ouro. A palestrante da noite foi a Profa Dra Ana Maria Freire, viúva do grande pedagogo Paulo Freire. A palestra foi fantástica, especialmente pela riqueza de detalhes que a vida em comum a possibilita fornecer. Além disso, a professora era de uma lucidez, de uma clareza... impressionante!
Iniciou dizendo que não pretendia ‘continuar’ o Paulo (as delícias da intimidade...poder chamar o Paulo Freire de Paulo). Fez uma análise de conjuntura superficial, abordou os inúmeros casos de desfalque da coisa pública e como o próprio Paulo dizia (eita intimidade besta!) , da ‘sem-vergonhice generalizada’ que assola o país!
Afirmou que ele sempre se perguntava se era um ‘educador político ou um político educador’. Falou de ética e especialmente da anti-ética do sistema capitalista neo-liberal!
Tratou, ainda, da paciência e da tolerância do Pedagogo. “não se aprende com o igual, só se aprende com o diferente” (talvez seja por isso que eu tenha amigos tão diferentes) Falou do diálogo. Falou do método, que para o autor era apenas uma concepção crítica da educação. Falou da indignação e do PT... Falou muito tempo, e a platéia parecia imóvel...
Quase que encantada!

Queria que meus ouvidos pudessem ouvir os sussurros daquelas memórias todas... Mas não dava tempo e eram intensas demais pra só ouvi-las...

De tudo que a Profa Ana refletiu uma coisa eu guardei num lugar especial(certamente por ser esse o tempo que estou vivendo):

“Nós não nascemos feitos, nós nos fazemos ou isto ou aquilo, de acordo com o que queremos para nós”

2 comentários:

Lupos, Canis disse...

boa sorte com a S.A. (surtados anonimos) hahuahuahuahuahuahuahu
^^ interessante as coisas sobre a palestra.

^~ mas o mais interesante é que eu to indo prai essa semana hauhahuahuahuahuauh

Anônimo disse...

Obrigado!!