terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

PASTORAL DA JUVENTUDE ESTUDANTIL



“Pra que a vida nos dê flor e fruto!”

A Pastoral da Juventude Estudantil tem sido a minha vida há 11 anos. Foi naquele espaço que descobri quem eu era e quem era Deus na minha vida! Muito, muito mesmo, do que eu sou devo a Pastoral! Muito do que vivi e das melhores pessoas que eu conheci, também! No final de janeiro mais uma vez, estive no “encontro Nacional da PJE” (esse ano teve caráter de Reunião Ampliada). A primeira vez que fui a uma Assembléia Nacional foi no ano de 1997 e eu tinha apenas 14 anos, uma menina sorridente, com pantufas de piu-piu e de uma inocência assustadora! Não sabia nada sobre o assunto, mas queria tanto ir que estudei até uns textos de Paulo Freire... Naquele ano, a PJE, assim como eu, completaria 15 anos! Passaram-se 10 nesse caminho, tão rápidos e intensos que eu nem vi! A Pastoral passou por mudanças significativas e estudos profundos sobre o trabalho com a juventude. Eu pude ver a produção de subsídios lindos, a criação da semana do estudante, alguns projetos se encaminhares e outros ficarem esquecidos. Vi gente ir e vir no caminho, mas ninguém nunca saiu igual, todos eram mudados de alguma forma. Eu também mudei e muito...mudaram os sonhos e meu projeto de vida, mudou a pantufa que foi substituída por Havaianas e meias brancas! Mudou o tamanho da mala, tão menor agora! Mudou o olhar que tenho sobre o caminhar! A PJE foi a coisa mais importante da minha juventude. Ela me levou a lugares inesperados, dentro e fora de mim!
Nessa última reunião ampliada, na qual celebramos os 25 anos da PJE mais uma vez vivi momentos incríveis! Primeiro um resgate histórico feito pelos “jovens” (de antes) que desde 91 se colocaram a serviço da Secretaria Nacional. Amigos meus que não via há tanto tempo que já havia me esquecido o sabor de seus abraços! Gente que não via a 5, 6 anos e, com quem, mais uma vez, pude dividir as dores e delícias de minha história! Há tanto pra contar, tanta coisa a dizer... que sorrir e abraçar era a melhor maneira de partilhar a vida! Não tem como não ser grata a essa história, hoje tão presente que é a minha vida!
Conheci gente nova que está pelo Brasil a fora refazendo o caminho! E voltei com a cabeça fervilhando de idéias...tantas que ontem tive insônia pensando sobre isso! Ou melhor... ontem passei parte da noite, sonhando acordada!

Ps: As fofocas, quem quiser que me procure...essas coisas não se divulgam na net! ah! e tem mais...aprendi várias musiquinhas!
Ps 2: Olha o sorriso dessa gente...vc já viu gente mais feliz?!?!

Nenhum comentário: