segunda-feira, 6 de novembro de 2006

texto referente ao dia 22/10 - CIDADE MARAVILHOSA, CHEIA DE ENCANTOS MIL





Essa foi a terceira ida ao Rio de Janeiro por esses dias...
Dessa vez fui a outro lugar muito diferente do de antes! Fui ao Rio Antigo... à Lapa, à Sta Tereza... Reconheci a paisagem cantada por todos aqueles que usam as palavras que sonho usar.
Vi tudo de novo, com um novo olhar. Do alto do bondinho, os arcos da Lapa me pareceram ainda mais poéticos e musicais. Em Sta Tereza, fui a Chácara do Céu, um lugar lindo que abriga um museu e que merece o nome que tem. Ali, no centro da cidade, uma pequena mata, uma paisagem encantadora e um inabalável silêncio! Nunca sonhei em ser rica, mas tenho que admitir que ter uma propriedade como aquela seria alcançar o paraíso na Terra! Subindo as pedras da rua, tão antigas quanto gostariam de ser minhas histórias, deparei-me com Debret, Portinari, Di Cavalcanti...simplesmentes "soltos por ali"!
Foi a primeira vez em muito tempo que sonhei em voltar pro Rio... abrir, quem sabe, uma cortinas de algodão cru em uma casinha velha e pequena, pintada de um amarelo meio desbotado, no alto de Sta Tereza, e ter a Cidade Maravilhosa como quadro nas molduras de minha janela.
Sonhei em me perder na imensidão de possibilidades que a cidade me ofereceria, me tornar uma ilustre qualquer, ter a liberdade de ser quem eu quiser, talvez cada dia uma, assim como a cidade tem se mostrado: incerta, nova, misteriosa, diferente inesperadamente única, quase apaixonante!
Mais um encontro desses e talvez me apaixone perdidamente por você ...

Nenhum comentário: